
No mesmo dia em que o pré-candidato a prefeito de São José pelo PT, Antonio Battisti deixou a disputa, outro partido de esquerda indicou o rumo que deve tomar nas eleições deste ano. O vereador André Guesser (PDT) encontrou nesta sexta-feira com Moacir da Silva, pré-candidato a prefeito pelo Podemos, para discutir a possibilidade de aliança entre os dois partidos.

Pré-candidato a prefeito de São José pelo Podemos, Moacir da Silva conversou sobre apoio eleitoral com o vereador André Guesser, do PDT – Foto: Divulgação/ND
Na avaliação do vereador pedetista, que é pré-candidato a reeleição, a aliança encorpa um projeto alternativo às pré-candidaturas do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) e da ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL). Guesser é oposição à atual gestão e também era quando Adeliana era prefeita, ainda filiada ao PSD.
“Eles sempre estiveram juntos. Um alimentou o outro. Orvino é a continuidade da Adeliana, com os mesmos personagens, o mesmo grupo”, avaliou o vereador.
Moacir foi candidato pelo PDT em 2020
Segundo Guesser, a aliança está “bem encaminhada” e novos encontros devem ser realizados nos próximos dias para debater temas de programa de governo. Um dos pontos é a recriação do Centro Universitário de São José, extinta no governo Orvino por recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
O vereador cita o exemplo da vitória da Nova Frente Popular na França, obtida graças a alianças informais com partidos de centro para derrotar a direita. Isso, segundo ele, motivou a aproximação com o Podemos. Em 2020, Moacir da Silva ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura como candidato do PDT.
“Conversaremos com todos os partidos que queiram romper com o atual ciclo político de São José, ciclo este que perdura há muitos anos e não tem entregado aquilo que nossa gente precisa do poder público”, concluiu Guesser.