

Lideranças da Grande Florianópolis se reúnem para discutir o futuro da inovação e tecnologia na região – Foto: Conecta+/Divulgação
A Grande Florianópolis está na dianteira do setor de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Segundo dados da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), a região tem 5,8 mil empresas na área que faturam um total de R$8,4 bilhões e empregam 32 mil profissionais. É um dos maiores polos de tecnologia do país.
E São José, que vai sediar a 2ª edição do Festival Conecta+ nos dias 9, 10 e 11 de agosto, é um dos municípios integrados a este ecossistema tão representativo no Estado, juntamente com Florianópolis, Palhoça e Biguaçu.
Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre o desenvolvimento e a expansão do setor na região, aconteceu a primeira edição do podcast do Festival Conecta+, que promoveu uma mesa redonda com lideranças de 4 municípios promissores na Grande Florianópolis.
Participaram do bate-papo o gerente de Programas Inovadores da Subsecretaria de Inovação e Formação Tecnológica de Florianópolis, Juca Martins; o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt; e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Biguaçu, Valmir Borges.
Ao longo da conversa, conduzida pela fundadora do Festival Conecta+, Marina Souza, os convidados apresentaram cases, projetos e iniciativas que buscam potencializar o setor nas respectivas cidades.

Representantes de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu debatem estratégias para impulsionar o setor tecnológico – Foto: Conecta+/Divulgação
Representando o município que vai sediar o Festival Conecta+, o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, falou sobre a importância para os municípios em receber eventos com foco no desenvolvimento, empreendedorismo e comunicação.
“Nossas cidades são muito próximas, o que permite que eventos como o Conecta+ atraia participantes de toda região em uma oportunidade de troca de ideias, de conexões e networking. Ao transcender as linhas do município, o evento promove esse olhar diferente para a região, contribuindo para a atração de novos negócios e oportunidades”, destaca o vice-prefeito, reforçando a intenção de firmar o Festival no calendário de eventos de São José e da Grande Florianópolis.
Já o gerente de Programas Inovadores de Florianópolis, Juca Martins, afirmou que o desenvolvimento econômico regional é uma prioridade da Capital.
“Florianópolis não é só Florianópolis, é a Grande Florianópolis também, porque somente formando um polo sólido, podemos competir com outras regiões fortes, como o Norte, a região de Criciúma e o Vale do Itajaí. Nos fortalecendo como região, atraímos mais investimentos e novos negócios dentro da característica de cada um. Florianópolis com o polo tecnológico, São José com sua área industrial, Biguaçu despontando como polo logístico e Palhoça que tem área industrial forte e crescente na geração de empregos”, assinala Juca Martins.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt, a parceria entre os municípios da região faz todo o sentido porque são cidades que partilham dos mesmos desafios.

Evento destaca a importância da colaboração entre municípios para o desenvolvimento econômico e tecnológico – Foto: Conecta+/Divulgação
“Temos o Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia e o Parque Pedra Branca, que é um case de sucesso. Nos inspiramos muito nos projetos desenvolvidos pelos outros vizinhos. Temos uma grande preocupação com a questão da mobilidade, já que Palhoça tem uma extensão territorial grande, e também queremos garantir segurança para trazer mais empregos e negócios para o município. Por isso, essa conexão é tão importante”, aponta Anna Paula.
Destaque em logística e agricultura, Biguaçu vem se inspirando nos demais municípios para avançar também em tecnologia.
“Estamos para aprovar a Lei de Inovação e nos interessa muito trocar com os municípios que já têm esse processo mais consolidado. Além disso, temos expectativas de crescimento com a atualização do nosso Código de Obras, com o programa de incentivo “Invista Biguaçu” e também com o início da operação do Contorno Viário, uma vez que temos 25 km do trajeto dentro do município”, ressaltou Valmir Borges.
Festival Conecta+ exalta empreendedorismo, inovação e cultura
O Festival Conecta+ oferecerá ao público uma imersão em comunicação, negócios e marketing em paralelo a uma extensa e diversa programação cultural.

Festival Conecta+ promove troca de ideias e networking entre líderes e empreendedores – Foto: Conecta+/Divulgação
A 2ª edição do evento vai agitar o Teatro Hermelinda Izabel Merize e a área externa do Centro Multiuso São José, que estarão interligados ao longo de três dias para o público que deseja aprimorar seus negócios e sua comunicação e aproveitar o melhor do entretenimento.
Shows e apresentações artísticas, entre eles Dazaranha, todos gratuitos e para todas as idades, acontecerão na Beira-Mar de São José por cerca de 10 horas diárias de programação planejada para empreendedores, líderes, gestores e estudantes que querem escalar seus negócios, além de comunicadores e profissionais que querem aperfeiçoar expertises.
Para estes dias de troca de conhecimento, foram escalados nomes relevantes da cena cultural, esportista e empreendedora. Entre os palestrantes estão o ator e empresário Malvino Salvador, o psicólogo e empreendedor digital Marcos Strider, o medalhista olímpico Fernando Scherer, o comunicador Rogério Vilela do Podcast Inteligência Ltda e o psicoterapeuta Fábio Perin.
“A Comunicação, a cultura e o desenvolvimento são forças poderosas que, quando se unem, têm o potencial de gerar transformações significativas. Neste contexto, o Festival vem contribuir para o aprimoramento dos empreendedores e profissionais. E os conteúdos não se limitam ao desenvolvimento do empreendedor. Impactam também aspectos pessoais, favorecendo relações, amizades e trabalho”, destaca Marina Souza.

Mesa redonda reúne especialistas para discutir o crescimento do ecossistema de inovação na Grande Florianópolis – Foto: Conecta+/Divulgação
Desenvolvimento, inovação e empreendedorismo são pautas do Conecta+ desde sua primeira edição. Ao reunir empreendedores, líderes, gestores e profissionais que trabalham com comunicação em um mesmo ambiente, o evento possibilita o networking, a troca de ideias e estimula também a criação de novos projetos.
Para as empresas, essa conexão é muito importante para aumentar sua visibilidade e o encontro de novos parceiros de negócios com objetivos alinhados.
O Festival Conecta+ entende que uma comunidade de negócios forte é fundamental para movimentar a economia local, com a geração de novos empregos e o fortalecimento das empresas.
Por isso, o evento estimula a capacitação das equipes, a busca pelo conhecimento e aprimoração dos processos. Além disso, o Festival aposta também no desenvolvimento pessoal, fornecendo inspirações e ferramentas práticas para que esses profissionais se destaquem nos ambientes em que atuam no dia a dia.
Saiba mais informações sobre o Festival Conecta+ aqui.