
Prefeituras de cidades da Grande Florianópolis se manifestaram depois que um adolescente ficou ferido durante um ataque em escola de Palhoça, nesta terça-feira (2). O agressor, também aluno da Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, foi apreendido pela Polícia Civil.

Ataque em escola de Palhoça deixa um adolescente ferido; autor, que também estuda na instituição, foi apreendido – Foto: Google Streetview/ Reprodução/ ND
Medidas de segurança foram intensificadas nas escolas de Santa Catarina desde que o ataque a uma creche de Blumenau deixou quatro crianças mortas e outras cinco feridas.
Guarda Municipal realiza rondas escolares em Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis informou que realiza, por meio da Guarda Municipal, rondas periódicas em todo perímetro estudantil. Segundo a Guarda Municipal, também é mantido contato frequente com a comunidade escolar para prevenir e coibir situações como as registradas nesta terça-feira, em Palhoça.
Botões de pânico reforçam segurança de alunos e profissionais da educação
Em São José, foram instalados botões de pânico em todas os Centros de Educação Municipal (CEMs), Centros de Educação Infantil (CEIs) e instituições filantrópicas parceiras.
Em nota, a Prefeitura também informou que duas unidades contam com Sistema de Vídeo Monitoramento com reconhecimento facial e que a Central de Videomonitoramento também conta com câmeras no entorno das unidades escolares.
Monitoramento integrado na cidade de Biguaçu
A cidade de Biguaçu vem realizando ações preventivas a partir da integração de diversos órgãos, como a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar. Rondas são realizadas no entorno de escolas públicas e privadas do município para garantir a segurança de todos.
Prefeitura se manifesta após ataque em escola de Palhoça
A Prefeitura de Palhoça informou, por meio de nota, que vem aumentando a segurança nos ambientes de ensino do município. Foi realizada a instalação de gradeamento em janelas e portas, aumento dos muros externos, controle de acesso de entradas e saídas, e a contratação de guardas patrimoniais.
O poder municipal diz ainda que o ocorrido deve oportunizar uma reflexão dos pais, educadores e de toda a sociedade no que diz respeito aos impactos psicológicos que as crianças e adolescentes estão sujeitos nos dias de hoje. Rondas escolares também são realizadas no município.