
Uma casa noturna em São José, na Grande Florianópolis, foi autuada pelo Procon Municipal na sexta-feira (28) durante uma operação que identificou mais de 50 tipos de alimentos vencidos sendo comercializados no local.

Bares e boates foram alvos de fiscalização do Procon na sexta-feira (28) – Foto: Procon de São José/Divulgação/ND
Casa noturna em São José comercializava itens vencidos
A ação, em parceria com a PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina), fiscalizou 10 estabelecimentos, entre bares e boates no município.
De acordo com o Procon, os itens achados na casa noturna em São José violava as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e oferecia risco à saúde dos clientes.
O objetivo da operação é evitar a venda irregular de cigarros eletrônicos – popularmente conhecidos como vapes – narguiles e itens com validade expirada.

Equipe do Procon de São José identificou mais de 50 produtos alimentícios vencidos em um dos estabelecimentos – Foto: Procon de São José/Divulgação/ND
“Produtos com prazo de validade vencido são um risco à saúde pública e a venda irregular de cigarros eletrônicos, além do uso de narguilés em ambientes fechados promove danos à saúde de jovens e adultos”, explica a diretora do Procon de São José, Clarice Fátima da Costa.
O nome e o endereço da casa noturna em São José fiscalizada durante a operação não foram divulgados pelo Procon.

Ação foi feita em parceria com a PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina) – Foto: Procon de São José/Divulgação/ND
Perigos do consumo de alimentos vencidos
Na maioria dos casos, o consumo de alimentos vencidos pode causar:
- Dores e desconforto estomacal;
- Infecção alimentar;
- Diarreia;
- Náuseas;
- Vômito.
Pessoas com problemas crônicos de saúde, como os diabéticos, podem sofrer consequências mais graves como intoxicação, o que pode ser fatal, dependendo do tipo de alimento ingerido.