
Após decidirem pelo encerramento da greve, após quase três meses, representantes dos servidores e docentes do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) assinaram termo de acordo com o governo federal. As negociações trataram da reestruturação das duas carreiras e da recomposição salarial.

Acordo de reestruturação de carreira e recomposição salarial dos servidores do IFSC foi aprovado e assinado nesta sexta-feira (28) – Foto: IFSC/Divulgação/ND
As negociações foram conduzidas pelas lideranças do Sinasefe-SC, entidade que representa professores e TAEs (técnicos-administrativos em educação) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Santa Catarina.
Para os docentes, houve uma aglutinação de classes iniciais de professores a partir de janeiro de 2025. Isso significa que professores das categorias assistente e adjunto A se tornarão uma única classe e não terão diferença salarial.
Ainda, todas as classes de docentes terão reajustes no salário, que variam de 4,5% a 23,5%, a depender de cada classe e nível (definidos a partir do concurso no qual o docente foi aprovado e do seu tempo de serviço).
Para os TAEs, o reajuste salarial será feito em duas parcelas: a primeira de 9%, em janeiro de 2025, e a segunda de 5%, em abril de 2026.
Greve do IFSC durou quase três meses
A greve iniciou no dia 8 de abril. Os professores e servidores do IFSC reivindicavam a recomposição salarial e a reestruturação da carreira.
Somente no dia 24 de junho que o Conselho Superior do IFSC aprovou o fim da paralisação e a retomada do Calendário Acadêmico Unificado.
Entre esta quinta (27) e sexta-feira (28), foram realizadas as discussões em torno do Termo de Acordo de Reposição de Atividades no IFSC junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Agora, cada campus define a data de retorno para suas atividades.
Veja data de retorno de cada campus
No total, são 22 campi do IFSC espalhados por todo o Estado.
A maioria anunciou retorno para a próxima segunda-feira (1º). Outros já retornaram as suas atividades ontem (27). A única exceção é o Campus Florianópolis, na Ilha, que retornará na próxima quarta-feira (3).

IFSC Florianópolis anunciou retorno às atividades do dia 3 de julho – Foto: IFSC/Divulgação/ND
Confira abaixo a data de retorno de cada campus:
- Campus Florianópolis (ilha): 3 de julho
- Campus Florianópolis (continente): 1º de julho
- Campus São José: 1º de julho
- Campus Palhoça Bilíngue: 1º de julho
- Campus Garopaba: 1º de julho
- Campus Tubarão: 1º de julho
- Campus Criciúma: 1º de julho
- Campus Araranguá: 27 de junho
- Campus Urupema: 1º de julho
- Campus Lages: 1º de julho
- Campus Chapecó: 1º de julho
- Campus Xanxerê: 27 de junho
- Campus São Carlos: 1º de julho
- Campus São Miguel do Oeste: 1º de julho
- Campus São Lourenço do Oeste: 1º de julho
- Campus Caçador: 1º de julho
- Campus Canoinhas: 27 de junho
- Campus Joinville: 27 de junho
- Campus Jaraguá do Sul (Centro): 27 de junho
- Campus Jaraguá do Sul (Rau): 1º de julho
- Campus Gaspar: 1º de julho
- Campus Itajaí: 1º de julho