Após reclamações, Cartão Estudante é desbloqueado durante as férias na Grande Florianópolis

Na sexta-feira (26), os alunos que utilizam os serviços de transporte público das empresas Biguaçu, Jotur, Santa Terezinha, Imperatriz e Estrela (do consórcio Metropolis), na Grande Florianópolis, puderam respirar aliviados com o tão aguardado desbloqueio do Cartão Estudante.

O benefício, que estava inacessível desde 20 de janeiro, gerou uma onda de reclamações por parte dos usuários, culminando em uma intervenção da Defensoria Pública.

Após reclamações, cartão estudante é desbloqueado para uso durante as férias

Cartão Estudante foi desbloqueado na sexta-feira (26) – Foto: Daniela Ceccon/ND

O Nudeconci (Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor e Apoio Cível) da Defensoria Pública recebeu diversas reclamações de estudantes após o bloqueio do cartão na Grande Florianópolis.

Diante da situação, um ofício foi encaminhado na quarta-feira (24) à SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade) e à Aresc (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), solicitando esclarecimentos sobre os motivos do bloqueio e as medidas adotadas pelo consórcio Metropolis, bem como questionando a existência de fiscalização por parte dos órgãos competentes.


Alunos tiveram seus cartões bloqueados - Reprodução/Instagram/ND

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Alunos tiveram seus cartões bloqueados – Reprodução/Instagram/ND


Empresa não considerou estágio como atividade escolar - Reprodução/Instagram/ND

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Empresa não considerou estágio como atividade escolar – Reprodução/Instagram/ND


Estudantes reclamam que precisam fazer uso do cartão  - Reprodução/Instagram/ND

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Estudantes reclamam que precisam fazer uso do cartão – Reprodução/Instagram/ND

Desbloqueio do Cartão Estudante foi estendido a todos

A coordenadora do núcleo, Michele do Carmo Lamaison, ressaltou a importância do benefício da meia-tarifa, garantido por lei, e destacou que o desbloqueio foi estendido a todos os estudantes.

O desbloqueio do cartão foi confirmado na tarde desta sexta-feira em uma reunião com a presença dos representantes do Governo do Estado e transporte.

O ND Mais buscou esclarecimentos à assessoria do Metropolis desde quarta-feira (24), mas até o momento não recebeu uma nota formal para explicar os motivos do bloqueio do benefício.

Desbloqueio foi estendido a todos os estudantes – Foto: Daniela Ceccon/ND

Queixas dos estudantes vão ao Ministério Público

Paralelamente, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes foram alvo de atenção também da deputada Carla Ayres, que, após receber e perceber diversas reclamações nas redes sociais, protocolou uma manifestação junto ao Ministério Público no dia 23 de janeiro.

Em resposta, foi instaurado um inquérito para investigar a suspensão do Cartão Estudante, considerando não apenas os dias letivos, mas também levando em conta a necessidade de deslocamento durante o período de férias para atividades como estágios.

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