Obras contra alagamentos em São José deixam ruas interditadas; veja onde

A prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, começou nesta quarta-feira (21) a implementação de uma galeria de águas pluviais na rua João Ambrósio da Silva, no antigo Rio da Palha, com investimento de R$ 4,2 milhões.

São José investe em obras contra alagamentos

São José investe em obras contra alagamentos – Foto: Reprodução/ND

Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura, essa intervenção planeja ampliar o sistema de drenagem local e mitigar os efeitos das fortes chuvas exacerbadas pelas mudanças climáticas.

Para a realização das obras, o trânsito na região será interditado por 30 dias. A obra, lançada em abril, inclui a instalação de tubos de 1,20 metros de largura e galerias de células com mais de quatro metros quadrados.

Obras de macrodrenagem em São José

O projeto de macrodrenagem no antigo Rio da Palha que começou em abril, se estenderá até 2025, abrangendo sete ruas, entre as ruas Bom Pastor e Francisco Nappi, com uma extensão total de 720 metros.

Segundo a prefeitura, a nova estrutura complementará a tubulação existente, que já não comportava o volume de água das chuvas intensas.

Nova estrutura vai complementara tubulação atual que é muito antiga e já não era suficiente para atender a vazão escoada durante as chuvas mais intensas – Foto: Reprodução/ND

Segundo o prefeito Orvino Coelho de Ávila, a iniciativa integra um conjunto de ações para minimizar os riscos de alagamentos e tornar a cidade mais resiliente às fortes chuvas.

“Com as mudanças climáticas trazendo chuvas cada vez mais intensas, é crucial melhorar nosso sistema de drenagem para prevenir alagamentos e proteger as pessoas”, afirmou.

Obra em São José promete resolver problema antigo de alagamentos frequentes em dias de chuva – Foto: Reprodução/ND

O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, sinalizou que a obra atende a uma antiga reivindicação da comunidade do bairro Ipiranga, relatando que a área é frequentemente afetada por alagamentos.

Confira a reportagem do início das obras em abril:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.