Casan ignora recomendação do MP para interdição de reservatório localizado em São José

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) encaminhou, dentro do prazo estabelecido, resposta ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) sobre a recomendação do órgão para interdição imediata do reservatório Irineu Comelli, onde sugeriu outra solução.

reservatório irineu comelli, em São José

Reservatório da Casan Irineu Comelli; MP pede interdição da estrutura e Casan rejeita – Foto: Cesar Carvalho Cinemáquina/Casan/Divulgação

Trata-se do Reservatório Irineu Comelli, construído pela empresa Gomes e Gomes Ltda, que abastece, dentre outras coisas, o Hospital Regional de São José.

Apesar da recomendação do MP para esvaziamento e interdição imediata, a Casan optou por rejeitar a indicação. Por outro lado ofereceu uma  solução que, nesse momento, precisa da manifestação do órgão para ir à frente.

Em nota, a companhia afirma que o reservatório não apresenta risco de colapso, com base em vistoria realizada por uma equipe técnica.

Apesar disso, a própria Casan admite a desativação da estrutura “até que seja concluído o laudo pericial que vai apontar se, de fato, há o risco na operação da estrutura”.

A Casan sugere que seja feita uma obra que permita o isolamento total da unidade Irineu Comelli. Essa obra consiste na construção de uma saída independente e, devido a complexidade e falta de material específico, estima até 30 dias para finalizar as intervenções necessárias e, então, aí sim, desativar a unidade.

A companhia ainda revela que, diante de toda a recomendação, promete manter o Irineu Comelli “com nível abaixo da fissura existente”.

Desativação imediata do reservatório

A Casan, ainda conforme nota enviada à Coluna Bom Dia, explicou que apresentou duas soluções – optando pela segunda – a fim de amenizar o prejuízo do abastecimento na região.

A companhia explicou que, em caso de desativação imediata do reservatório que abastece o hospital, poderia implicar em “altas pressões na rede de distribuição”. Seu desligamento total iria impactar diretamente na unidade hospitalar.

MP recomendou desativação do reservatório

O MPSC recomendou à Casan  que, por precaução e constatação de problemas estruturais, interdite o reservatório Irineu Comelli, localizado em São José.

O pedido foi protocolado por meio da 7ª e 29ª Promotoria de Justiça da Capital que recomendou à companhia que interdite o reservatório localizado em São José.

Segundo o MP a estrutura apresenta ‘fissuras na estrutura’ e foi feita pela mesma empresa que construiu o reservatório do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, que rompeu em setembro de 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.