Travessa com risco de desmoronamento em São José recebe muro de contenção

A prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, começou a construção de um muro de contenção na esquina da Travessa Osmar Lúcio com a Rua Manoel Porto Filho, no bairro São Luiz, mais conhecido como “Morro do Avaí”.

Travessa com risco de desmoronamento recebe muro de contenção

Travessa com risco de desmoronamento recebe muro de contenção – Foto: Reprodução/ND

Travessa com risco de desmoronamento coloca em risco 18 casas

Devido ao período de chuvas, a Travessa Osmar Lúcio começou a ceder e a apresentar sinais de desmoronamento, comprometendo uma residência localizada abaixo e colocando em risco outras 18 casas ao longo da sua extensão.

Segundo a prefeitura de São José, a intervenção começou com a construção de um muro de contenção feito com pedra argamassada e com a instalação de drenagem e geomanta (sistema utilizado na proteção do solo contra intempéries em áreas sujeitas à erosão).

A estrutura do muro terá 600 metros cúbicos de concreto, com uma altura que varia de 2 a 12 metros.

Além disso, serão instaladas mais de 70 válvulas de cano tipo “barbacã” para escoamento das águas.

A previsão é de que esta fase da obra seja concluída até o final de junho.

Travessa com risco de desmoronamento em fevereiro de 2022 – Foto: Google/ND

“É essencial para minimizar os riscos de deslizamentos e outros incidentes relacionados à topografia da região, proporcionando maior estabilidade ao solo e preservando a integridade da via”, disse o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva.

O secretário explicou que o muro atuará como uma estrutura de estabilização do talude, evitando a movimentação do solo e garantindo a estabilidade das edificações no topo do barranco. O muro terá um comprimento de 40 metros e uma altura variando entre 2 e 12 metros.

Segundo o engenheiro fiscal da Infraestrutura, Jairo Souza Cunha, após a conclusão desta etapa, será iniciada a revitalização da Travessa Osmar Lúcio, com pavimentação em concreto para aumentar a segurança de motoristas e pedestres.

A previsão é que esta fase seja concluída em oito a nove semanas, dependendo das condições climáticas.

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