
Um balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina mostra que, desde que a chuva começou a cair sobre o Estado, na última quinta (11), muitas pessoas enfrentaram dificuldades. Ao todo, foram atendidas 150 ocorrências em seis dias. A maior parte na Grande Florianópolis.

Maior parte dos chamados relacionados às chuvas foram na Grande Florianópolis – Foto: Divulgação CBMSC/ND
Cerca de 350 bombeiros atuaram em atendimentos relacionados a quedas de árvores em casas e também em ruas, pessoas ilhadas, resgate em locais de difícil acesso, além de ocorrências de alagamentos e de deslizamentos.
Bombeiros e Defesa Civil atuaram juntos
De acordo com o subcomandante geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, as ações foram realizadas em conjunto com a Defesa Civil.
“Monitoramos a situação e atuamos com as equipes da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil durante as chuvas que atingiram Santa Catarina, especialmente no litoral e Vale do Itajaí, para garantir mais agilidade nos atendimentos e melhor direcionamento das equipes”, ressalta.

Em seis dias, 171 pessoas foram atendidas em todo o Estado. – Foto: Divulgação CBMSC/ND
Ainda, as equipes de FT (força-tarefa), especializadas em busca, resgate e salvamento, ficaram de sobreaviso em todo o Estado. Durante o sábado, em São José, a FT do 10º Batalhão foi acionada para atender ocorrências.
Na área industrial do município, oito pessoas foram retiradas de um local de risco e abrigadas em casas de familiares.

Santo Amaro da Imperatriz ficou com cenário de destruição após chuvas – Foto: Divulgação/ND
Em Paulo Lopes, cidade que decretou situação de emergência, os bombeiros resgataram famílias ilhadas.
Ao todo, 67 municípios foram atendidos: 67% no Litoral; 18% na região do Oeste e Extremo Oeste e 15% na Serra Catarinense e Meio-Oeste.