
Só a pressão da sociedade de Santa Catarina vai refletir na resolução dos problemas da BR-101, na altura do Morro do Cavalos. É inaceitável, por exemplo, o trabalho paliativo da Arteris Litoral Sul que, ao menos até o final de semana, vai disponibilizar faixas “simples” para a travessia da região que é sempre conturbada.
Era por volta das 16h desta terça-feira (16) quando informações das autoridades de trânsito revelaram uma fila de quase 30 quilômetros na BR-101 sentido Norte, antes do Morro dos Cavalos.
Pouco tempo depois a Arteris Litoral Sul, concessionária que responde pelo local, informou que a liberação parcial da pista – apenas uma via no sentido Palhoça x Florianópolis – deve se estender até a noite de sexta-feira.
Situação que também foi implantada no sentido contrário, onde só uma pista desce rumo ao Sul.
Diante de mais essa situação inaceitável dada a importância da região, chegou a hora da sociedade catarinense pressionar em busca de soluções.
A presença do ministro dos Transportes na região, nesta quinta-feira (18), é uma oportunidade e tanto para que diferentes pautas sejam postas em sua mão.
Agora é a hora de cobrá-lo em nome de soluções que vão além dos paliativos implantados pela concessionária.
É o futuro econômico e social da região e do estado que estão em jogo.
Túneis no Morro dos Cavalos
É uma situação tão óbvia quanto distante: construir túneis no Morro dos Cavalos até para evitar que haja um clima de calamidade a cada enxurrada prevista para a região.
Existe, inclusive, uma portaria no Ministério dos Transportes, assinada em agosto de 2023, que abre um importante precedente para dar o pontapé à – imprescindível – construção de túneis no Morro dos Cavalos.
É preciso, no entanto, muita pressão da sociedade e vontade política. Veja o que a portaria embasa e onde pode haver a negociação para a inclusão dos túneis:
- Apresentação de estudos para a demonstração de vantajosidade de celebração de termo aditivo de readequação e otimização do contrato de concessão;
- Os contratos passam a ser atualizados de acordo com a política pública vigente;
- Início imediato de execução de obras, preferencialmente de ampliação de capacidade e segurança viária;
- Antecipação do cronograma de execução de obras;