Florianópolis entrega certidões de regularização fundiária para mais de 300 famílias

A doméstica Cirlene Augusto de Lima, 53 anos, mora no Campeche, Sul da Ilha, no loteamento Fazenda Bilcks há dois anos e meio. Além dela, outras três pessoas moram na casa: o marido Dilson, o filho Ádamo, e o sobrinho Wesley. Até o momento, entretanto, viviam com medo, de forma irregular. A situação mudou na última quinta (5), quando a Prefeitura de Florianópolis entregou a CRF (Certidão de Regularização Fundiária) para moradores de quatro núcleos urbanos informais consolidados, totalizando 320 casas regularizadas.

Núcleo com 74 casas no Campeche foi beneficiado com certidões de regularização fundiária

Núcleo com 74 casas no Campeche foi beneficiado com certidões de regularização fundiária – Foto: Reprodução/ND

A entrega foi na Fecomércio, no Centro da Capital, quando a prefeitura anunciou um pacote de ações relacionados ao programa Floripa Regular na presença dos moradores beneficiados, equipes técnicas da prefeitura, empresas credenciadas e representantes da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

“Essa entrega é muito importante porque éramos irregulares, vários terrenos aqui na rua e tínhamos medo. Agora temos certeza que a casa é nossa e está registrada. Ficamos muito felizes”, disse Cirlene.

A doméstica Cirlene recebeu a CRF, ao lado de Dieferson Morais, também morador do núcleo, e diretor da Obra Legalizada, empresa responsável pela aprovação do projeto de regularização – Foto: Reprodução/ND

O evento na Fecomércio marcou a conclusão da primeira Reurb-e (Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico) na Capital. A partir da expedição da CRF, é reconhecido o direito de propriedade dos moradores e eles podem alcançar outros direitos, como a ligação regular de energia elétrica e de água.

Como são casos de Reurb-e, as melhorias serão custeadas pelos próprios beneficiários. “Acabou nossa agonia de cortarem a energia novamente. Tomei alguns sustos na situação anterior. Mas agora que entramos na Reurb acabou o medo. Podemos ter tudo legalizado e pagar pela nossa luz”, afirma Cirlene, que é natural de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo.

Somente no núcleo Fazenda Bilcks, 74 famílias receberam a CRF e três ruas foram contempladas: Laura Duarte Prazeres, servidão Caminho das Gralhas e servidão Fazenda Bilcks. Em outro núcleo, também no Campeche, 33 famílias receberam o documento. Em Canasvieiras foram 112, e no Rio Vermelho, 105, totalizando 320 entregas somente na quinta (5).

O município também avançou, no evento da Fecomércio, com a assinatura do contrato com a empresa para a elaboração dos projetos de regularização fundiária urbana em nove núcleos urbanos informais consolidados classificados na modalidade de interesse social (Reurb-s). Nesse caso, mais de 3.000 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão beneficiadas e quem vai criar os projetos e entregar as melhorias é o município.

Regularização Fundiária em São José

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Regularização Fundiária, também entregou, quinta (5), mais 130 títulos de propriedade nos loteamentos Vila Formosa e Morar Bem. Com isso, São José alcança o marco de mais de 1.000 regularizações executadas em aproximadamente um ano, depois que o prefeito Orvino Coelho de Ávila criou a Secretaria de Regularização Fundiária para priorizar os trabalhos habitacionais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.