Reuniões, durante esta última semana de março, entre a equipe da Prefeitura de São José, representantes do Governo Federal e do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) marcaram um importante alinhamento de detalhes contratuais e condições de financiamento para o megaprojeto da Beira-Mar de Barreiros.

A Beira-Mar de Barreiros terá cerca de 3,7 quilômetros de extensão – Foto: Divulgação/PMSJ/ND
Com a lei já aprovada pela Câmara de Vereadores e o respaldo do Governo Federal no financiamento, as reuniões concluídas de forma remota nesta semana representam um passo fundamental.
Projeto da Beira-mar de Barreiros segue para Brasília
O contrato agora avança para etapas protocolares em Brasília, onde passará por análise e parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e encaminhando para a Casa Civil, que apresenta o projeto à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), do Senado Federal.

A prefeitura agora aguarda a fase de licitação do projeto, que está sob análise do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – Foto: Divulgação/PMSJ/ND
O projeto, que abrange aproximadamente 3,7 quilômetros de extensão, visa transformar a região por meio de melhorias na drenagem e a construção de um complexo de lazer e cultura.
São José prevê um investimento estimado em US$ 43,2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 215,4 mi), e ainda, conta com um financiamento do Fonplata, uma contrapartida de US$ 10,8 milhões (aproximadamente R$ 53.8 mi).
Confira imagens do projeto:
“A Beira-Mar de Barreiros é um sonho, idealizado há mais de três décadas. Graças ao esforço de diversas secretarias, nunca estivemos tão perto de tirar essa obra do papel. A obra é visionária e vai redesenhar a mobilidade urbana da cidade para o futuro”, disse o atual prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.
A prefeitura agora aguarda a fase de licitação do projeto, que está sob análise do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina para emissão da Licença Ambiental Prévia. Paralelamente, a Secretaria de Infraestrutura planeja investimentos para aliviar o tráfego na Avenida Leoberto Leal.

A Secretaria de Infraestrutura pretende, depois dos aterros, investir em projetos para desafogar a Avenida Leoberto Leal – Foto: Divulgação/PMSJ/ND
“A Secretaria de Infraestrutura pretende, depois dos aterros, investir em projetos para desafogar a Avenida Leoberto Leal. Queremos transformá-la numa pista auxiliar, então teremos seis faixas de chegada a São José e seis de saída, com três pistas auxiliares, incluindo a Leoberto Leal”, explicou o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda.