Fort Atacadista movimenta economia e impulsiona o desenvolvimento de São José

Fort Atacadista movimenta economia e impulsiona o desenvolvimento de São José

Fort Atacadista possui três unidades em São José, sendo uma delas a central comercial da rede – Foto: Divulgação

Neste aniversário de 274 anos de São José, o Fort Atacadista se destaca pelo impulso ao desenvolvimento econômico e social da região. Desde a chegada da empresa no município, em 2007, o Grupo Pereira, originário de Santa Catarina, reforça seu compromisso com o município, onde tem hoje três unidades em operação. “Chegamos na década de 80 e há 17 anos estabelecemos o Fort Atacadista na cidade. Desde então, temos crescido juntos” compartilha Lucas Pereira, diretor do Grupo Pereira.

A empresa escolheu São José para abrigar uma das principais lojas do grupo no Brasil, além da sua central comercial, investindo no crescimento, desenvolvimento sustentável e potencial de São José. A loja do bairro Areias, recentemente revitalizada, é considerada a mais completa da rede, oferecendo uma experiência de compra diversificada com restaurante, a maior adega de vinhos da região, cafeteria, açougue e a Farmácia SempreFort.

Lucas Pereira, diretor do Grupo Pereira – Foto: Paulo Guimarães

Já a unidade no Kobrasol destaca-se por ser pioneira na introdução de novidades, ressaltando a importância de São José para a inovação dentro da empresa, ressalta Pereira. Com mais de 100 mil clientes atendidos mensalmente nas unidades da cidade, o Fort Atacadista tem movimentado a economia local, hoje a quinta maior de Santa Catarina.

O grupo também escolheu São José para sediar seu escritório regional, responsável pela gestão das operações do Fort Atacadista em outros seis Estados. “Empregamos mais de 800 colaboradores diretos em São José, reforçando nosso papel como um dos principais empregadores e promotores do desenvolvimento local,” acrescenta Lucas Pereira.

Grupo pretende dobrar atividades nos próximos cinco anos

Fort Atacadista possui três unidades em São José, sendo uma delas a central comercial da rede – Foto: Divulgação

Olhando para o futuro, o Fort Atacadista tem planos ambiciosos. “Nos últimos cinco anos, dobramos de tamanho e temos planos de dobrar novamente nos próximos cinco. Até 2050 vamos investir em várias cidades, e São José, sem dúvida, vai ser uma das que vai continuar recebendo investimento do Grupo Pereira e do Fort Atacadista, seja com inaugurações, modernização de lojas, novas operações complementando o mix de compra do cliente – tudo sempre com o olhar no que o cliente necessita, seja para atender o seu lar ou o seu negócio, seja como transformador ou como comerciante”, prevê Lucas.

O objetivo é sempre atender às necessidades dos clientes, seja para o consumo doméstico ou para negócios, adaptando-se às demandas futuras e contribuindo para o crescimento sustentável de São José. “Com essas ações, o Grupo Pereira não apenas celebra o presente de São José, mas também se compromete em continuar construindo um futuro próspero para a cidade”, acrescenta o empresário.

Foco em ações sustentáveis

A sustentabilidade é outra prioridade do grupo, que tem adotado uma postura ativa em suas práticas ambientais, evidenciada pela implementação dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de materiais recicláveis em várias de suas lojas. As unidades localizadas em São José, Kobrasol, Palhoça, Passa Vinte, São José Barreiros, Campeche e Biguaçu já contam com estações de PEV, focando na coleta de embalagens plásticas.

“A iniciativa reforça o compromisso do Fort com a importância da responsabilidade ambiental ao facilitar para os consumidores a prática da reciclagem e ao contribuir para a diminuição do impacto ambiental dos resíduos plásticos”, acrescenta o diretor. Além disso, a estratégia adotada pelo Fort Atacadista em relação à logística reversa possibilita uma abordagem holística para o desenvolvimento econômico e social sustentável.

Este conjunto de ações, destinado a facilitar a coleta e a reutilização de resíduos sólidos recicláveis, reforça não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também promove benefícios econômicos e sociais para as comunidades locais. Ao devolver os materiais recicláveis aos comerciantes ou distribuidores, os consumidores desempenham um papel ativo neste ciclo virtuoso, apoiando diretamente as cooperativas locais e incentivando práticas de negócios mais sustentáveis.

Diversidade

Ainda no quesito responsabilidade social, em todas as unidades de negócios do Grupo Pereira há um atento olhar para os mais diversos públicos por parte do time de Recursos Humanos, para recrutar um time cada vez mais plural. Só como exemplo, o Grupo foi o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Diferente do restante do mercado nacional, em que a média de contratação de profissionais com mais de 50 anos é de 2 a 3%, nas lojas do Fort Atacadista e demais negócios do Grupo Pereira esse percentual chega a 13%. Além dos profissionais 50+, também há uma atenção especial para dar oportunidade para imigrantes.

Outro projeto que se destaca é o Troco Solidário, que já beneficiou nos últimos 16 anos mais de 650 instituições em todos os estados em que o Grupo Pereira está presente, destinando mais de R$19 milhões, promovendo a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.