
O especialista na área de Mobilidade e ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, defendeu a implementação de um BRT em São José, quinta maior cidade de Santa Catarina e um dos principais municípios da Grande Florianópolis. A fala ocorreu durante o workshop “Inovação urbana São José 2050”, realizado pelo Grupo ND nesta quarta-feira (9).

Especialista defende BRT em São José e integração com a Grande Florianópolis – Foto: Vivian Leal/ND
Completaram a relação de painelistas, o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB); o pesquisador e professor sênior da UFSC, Neri dos Santos; e o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda.
Cidade compacta
Na visão do especialista, São José tem características funcionais que permitem com que o morador consiga residir no mesmo bairro onde trabalha, tendo fácil acesso a serviços e comércios, sem precisar usar o carro ou outro tipo de transporte.
Para ele, “a mobilidade dentro da cidade é um dos pontos fundamentais para esse crescimento urbano”, destacou o ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi. Essa possibilidade fortalece o vínculo entre o morador com o município, criando identificação e, principalmente, capital social, argumentou.
“Na medida com que há essa interação, em espaços de lazer, comércio, circulação pelos bairros, gera-se informação e conhecimento, e isso gera capital social”, complementou o pesquisador Nery dos Santos.
O professor sênior da UFSC também destacou a importância do ensino integral na educação pública. “Quando eu tenho crianças em tempo integral na escola, eu formo melhores cidadãos”, justificou.
Integração com a Grande Florianópolis
O especialista na área de mobilidade, Cássio Taniguchi, defendeu a produção industrial no município de São José. Segundo ele, a cidade tem uma oportunidade que muitas outras grandes do estado não conseguem oferecer, por limitações logísticas e estruturais.

Em âmbito do governo do estado, há projeto de BRT na Grande Florianópolis entre Santo Amaro da Imperatriz a Canasvieiras, passando por São José – Foto: Divulgação/UVAGP/ND
“Nem Florianópolis e nem Balneário Camboriú tem condições de gerar empregos no ambiente industrial. O mesmo que aconteceu em Curitiba, tem condições de acontecer aqui. Centros de distribuição, industriais, tudo isso tem condições de ser desenvolvido”, pontuou Taniguchi, destacando a proximidade com a BR-282 e BR-101.
O ex-prefeito de Curitiba também destacou que é necessário haver uma integração da cidade com outros municípios da Grande Florianópolis, como Palhoça e Biguaçu. Para ele, “não faz sentido ir até Florianópolis para fazer a integração”.
Especialista defende BRT em São José
Taniguchi destacou, ainda, que é possível implementar o modelo de transporte BRT em São José, quinta maior cidade de Santa Catarina. “Já existem diretrizes, projetos funcionais para um BRT do tipo 2, usando faixas exclusivas, por vezes preferenciais”, explicou. A faixa também incluiria trechos da BR-282 e BR-101, viabilizando a integração metropolitana.
O especialista em mobilidade destacou, ainda, que o BRT em São José seria possível porque “o próprio Planus prevê a implementação de vias exclusivas para ônibus”, modalidade que permitiria “uma integração físico-tarifária”.
Segundo Taniguchi, já há uma proposta em discussão com a UFSC, BNDES e Ministério das Cidades. Na opinião do ex-prefeito de Curitiba, no entanto, é necessário haver “vontade política” para haver execução do BRT em São José e outros municípios.