Um relatório da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), assinado pelo engenheiro Ricardo Saporiti deu credibilidade ao Contorno Viário e sua entrega – prevista para julho de 2024.
O documento, além de assegurar o prazo frente ao ritmo das obras, também fez um alerta, mais uma vez, aos poderes Executivo e Legislativo dos municípios de Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos.
A recomendação é para que os municípios estabeleçam um plano diretor das áreas marginais às faixas de domínio do Contorno Viário da Grande Florianópolis, a fim de regulamentar o desenvolvimento delas.
A não delimitação dos terrenos pode ter como consequência o crescimento desordenado de loteamentos e outras instalações, transformando, em um futuro breve, as imediações do Contorno Viário em uma via urbana e repleta de ligações.
Espaço aberto para cidades
É importante lembrar que essa recomendação já foi feita em outra oportunidade, em outro relatório assinado pelo engenheiro e com o carimbo da Fiesc.
O espaço está aberto para que os municípios apresentem alguma justificativa ou, até mesmo, indicação de delimitação de terra ao redor da obra do Contorno Viário.