Jorginho anuncia projeto de VLT na Grande Florianópolis e ajuda para empresa aérea voar em SC

O governador Jorginho Mello (PL) chamou jornalistas para um café da manhã na Casa d’Agronômica para apresentar a situação financeira do Estado, com apresentação do secretário Cléverson Siewert, da Fazenda. Aproveitou, no entanto, para apresentar novos projetos e confirmar que dois deputados do MDB vão assumir vagas no secretariado.

Jorginho Mello apresenta números do Estado

Governador Jorginho Mello ao lado do secretário Brino OIiveira, da Comunicação, durante a apresentação do panorama financeiro do Estado – Foto: Roberto Zacarias/SECOM/ND

Em relação às contas, tudo em ordem. O governo do Estado vive um momento financeiro de tranquilidade. Em 2024, Santa Catarina registrou R$ 53,7 bilhões de arrecadação tributária, o que corresponde a quase 12% de crescimento real, descontada a inflação. A meta estabelecida pela Lei Orçamentária Anual de 2024 era crescer pouco mais de 7%.

“Quando assumimos o Estado, herdamos muitas dificuldades e não havia dinheiro em caixa para fazer tudo o que tinha que ser feito. Enfrentamos com coragem esse desafio e livramos Santa Catarina do cheque-especial”, disse o governador.

“O desempenho econômico do Estado foi impulsionado por uma série de medidas implementadas nesta gestão, que manteve a política de promover o crescimento da receita sem aumentar impostos”, complementou Siewert.

Jorginho Mello anuncia VLT e incentivo à empresa área regional

O governador Jorginho Mello aproveitou o encontro com a imprensa para fazer um balanço da gestão e apresentar novos projetos. Entre eles, a contratação do projeto para implantação de um VLT (veículo leve sobre trilhos) que pode ligar Santo Amaro da Imperatriz ao Norte da Ilha de Santa Catarina, beneficiando Palhoça, São José e Florianópolis.

Segundo ele, os estudos vão definir o traçado. O assunto está a cargo da Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Especiais, do secretário Paulo Bornhausen.

O governador também afirmou que pretende subsidiar uma empresa disposta a investir em aviação regional, com linhas regulares entre os principais aeroportos do Estado. A decisão veio após as frustradas negociações com a Azul para manutenção de voos em Correia Pinto e Jaguaruna.

As conversas são preliminares, disse o governador. As negociações estão a cargo do secretário Beto Martins, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias.

MDB será parceiro em 2026, diz Jorginho

O governador Jorginho Mello também anunciou que dará posse a novos secretários no dia 5 de março. Entre eles, dois nomes do MDB – solidificando a relação entre os dois partidos. O deputado federal Carlos Chiodini vai assumir a pasta da Infraestrutura, enquanto o deputado estadual Emerson Stein ficará com a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde.

O partido já tem o deputado estadual licenciado Jerry Comper na Secretaria de Infraestrutura. Segundo o governador, o reforço da presença do MDB no governo alinha os dois partidos para 2026, quando o governador será candidato à reeleição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.