Volta às aulas em SC: veja como vai funcionar ano letivo em Florianópolis e São José

O período letivo na rede estadual e municipal de ensino em Santa Catarina já inicia nesta terça-feira (15). O ND Mais listou as principais informações sobre a volta às aulas em SC nas unidades de Florianópolis e São José.

Estudante com livros na mão para ilustrar matéria sobre volta às aulas em SC

Estudantes retornam às aulas em Florianópolis nesta quinta-feira (15) – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

Volta às aulas em SC

Em Santa Catarina, mais de 514 mil estudantes da rede estadual de ensino voltam às salas de aula em Santa Catarina e a grande novidade deste ano é o programa CaTec (Catarinense Técnico) que busca ampliar cursos técnicos para alunos da rede estadual de ensino, permitindo que concluam o ensino médio com diploma e certificação técnica.

O programa foi lançado na última semana e pode beneficiar estudantes matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio das escolas estaduais.

Veja como vai funcionar o retorno às aulas em Florianópolis e São José

Florianópolis

Nesta quinta-feira (15), 36.383 estudantes e crianças matriculados em escolas e creches da Capital, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, são 20.884 estudantes em 39 escolas básicas, matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Estudantes sentados em carteiras dentro da sala de aula

Estudantes voltam às aulas nesta quinta-feira (15) – Foto: PMF/Divulgação/ND

Já nas creches, são 15.499 crianças a partir dos 4 meses de idade, matriculadas em 85 Neims (Núcleos de Educação Infantil Municipal), 7 núcleos vinculados a uma escola e em 11 unidades parceiras da PMF (Prefeitura Municipal de Florianópolis).

Novas matrículas e transferências: saiba como fazer

Pré-escolar

De acordo com a PMF, nesta quinta-feira serão reabertas as novas matrículas e transferências para a pré-escola, do público infantil de 4 e 5 anos que podem ser feitas de forma presencial diretamente nas unidades de ensino. São mais de mil vagas disponíveis.

Creche

Nas creches, as novas inscrições para crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses iniciam a partir de segunda-feira (19).

O processo será feito em duas etapas:

1ª etapa – preenchimento dos dados do estudante pelo site da PMF e envio dos documentos pessoais necessários para o cadastro.

2ª etapa – análise da documentação pelas unidades educativas de Florianópolis

Ensino Fundamental

A PMF informou que a secretaria de educação fixou o período de 20 a 27 de fevereiro para as vagas remanescentes que incluem os anos iniciais e os anos finais. São mais de 2 mil vagas disponíveis. A primeira etapa do processo ocorre de forma online e a segunda de maneira presencial:

1ª etapa – o sistema ficará disponível a partir das 10h do dia 20 de fevereiro até às 12h do dia 27, pelo site da prefeitura, no ícone matrícula online/Ensino Fundamental, opções: Matrículas Remanescentes.

2ª etapa – os responsáveis devem fazer a validação da documentação (obrigatória) junto à unidade educativa. Para conclusão do processo, os familiares devem apresentar a versão original e a cópia da documentação exigida até o dia 27 de fevereiro, das 9h às 12h ou das 13h às 16h.

São José

Nesta quinta-feira, os mais de 23 mil estudantes da rede municipal de São José voltam às aulas, além de cerca de 3,5 mil alunos das escolas profissionais.

Em 2024, o número de vagas foi ampliado no período integral. Na educação infantil agora são 941 vagas nessa modalidade, sendo 331 delas destinadas à rematrícula e 610 à novas matrículas.

De acordo com a PMSJ (Prefeitura Municipal de São José), os profissionais receberam nova capacitação, inclusive para os auxiliares do ensino de educação especial.

Novas matrículas e transferências: saiba como fazer

Todas as solicitações de transferências internas na rede municipal de ensino de São José e instituições filantrópicas parceiras devem ser feitas diretamente na unidade desejada.

Os responsáveis que buscam novas vagas na rede municipal precisam ficar atentos as orientações da secretaria de educação.

Creche (berçário, GI, GII e GIII)

As solicitações podem ser feitas de forma online pelo formulário no site do Sistema EducarWeb.

A PMSJ informou que os cadastrados que não foram contemplados são incluídos automaticamente na lista de espera, sem necessidade de preencher um novo cadastro. Em caso de disponibilidade, a Central de Vagas a unidade de ensino entrará em contato pelo número informado.

Os inscritos contemplados mas que não fizeram a matrícula no prazo terão a solicitação arquivada. Nesses casos, será necessário fazer uma nova solicitação para retornar à lista de espera.

Pré-escola (GIV e GV)

As vagas para os que não foram contemplados já podem ser solicitadas diretamente no Centro de Educação Infantil (CEI) ou instituição filantrópica parceira mais próxima da residência.

Ensino Fundamental

Os responsáveis devem solicitar vaga no CEM (Centro de Educação Municipal) mais próximo da residência. Caso não haja vaga na unidade escolar pretendida, a orientação é procurar outra unidade mais próxima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.