Verão 2024/2025: com mais turistas, salvamentos por afogamentos aumentam 27% em SC

A alta temporada de verão em Santa Catarina deve atrair cerca de 3,1 milhões de turistas, o que aumenta também a demanda pelo trabalho dos salva-vidas. Entre os dias 6 e 13 de janeiro de 2025, foram registrados 1.761 salvamentos por afogamento no litoral catarinense — uma média de 62,9 por dia. No mesmo período do ano passado, o número de ocorrências foi de 1.384, o que representa um aumento de 27,2% neste ano.

 

Em seis dias, Corpo de Bombeiros realizou 1.761 salvamentos por afogamentos

Em seis dias, Corpo de Bombeiros realizou 1.761 salvamentos por afogamentos – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Casos de criança perdidas em praias também aumentam em SC

Outro dado que aumentou nesse mesmo período foi o número de ocorrências envolvendo crianças perdidas e encontradas com o auxílio de salva-vidas. Na temporada atual, foram registrados 2.012 casos, enquanto na temporada passada foram 1.473 – ou seja, um aumento de 36,6%.

Para o Corpo de Bombeiros, esse aumento pode ser atribuído ao maior fluxo de turistas, assim como os casos de crianças perdidas, pode ser atribuído ao maior fluxo de turistas.

Todos os postos guarda-vidas possuem pulseiras disponíveis de forma gratuita para identificação das crianças. Ao chegar na praia, basta procurar um dos postos, solicitar a pulseira e preencher com o nome da criança e o telefone do responsável que está por ela. A criança pode entrar no mar sem que as informações da pulseira de identificação sejam apagadas.

Efetivo de guarda-vidas civis e militares foram reforçados nas praias catarinenses – Foto: CBMSC/Divulgação

Como agir em uma situação de afogamento em praia

Nos casos de afogamento é importante manter a calma e contatar a emergência de forma imediata. Peça ajuda para outra pessoa que esteja no local, e, se conseguir, jogue um material para que a pessoa que esteja se afogando consiga flutuar, como uma prancha de surfe.

Se a pessoa for retirada da água, verifique a respiração por dez segundos, e veja se o movimento do tórax está correto e o ar está saindo pelo nariz. Caso estiver respirando, deixa ela deitada até os profissionais da saúde chegarem.

Caso ela esteja inconsciente e não estiver respirando, é importante iniciar a massagem cardíaca: posicione as mãos no centro do peito da vítima, entrelaçando os dedos e mantendo os braços esticados.

Utilizando o peso do corpo, use as mãos com firmeza contra o peito, realizando duas compressões por segundo, permitindo que o tórax volte à posição normal após cada compressão. Em crianças, use apenas uma das mãos e ajuste a força de acordo com o tamanho da criança.

Para bebês com até um ano, o procedimento é diferente: utilize apenas dois dedos, colocados no centro do peito, e realize de 100 a 120 compressões por minuto, aplicando menos força.

Simulação de salvamento realizada com moto aquática – Foto: Leo Munhoz/ND

Casos de afogamento com morte em praias na temporada 2024/25 em SC

Conforme o Corpo de Bombeiros, é necessário entender a importância da sinalização das bandeiras. A bandeira verde indica baixo risco, sendo a mais segura para o banho. A bandeira amarela representa risco moderado e a vermelha alto risco.

É possível consultar qual bandeira está em cada praia em tempo real, basta baixar o aplicativo CBMSC Cidadão que está disponível no Android e no iOS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.