Prefeito de São José recua e propõe um novo reajuste para a taxa do lixo

O aumento na taxa do lixo, em São José, ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (9). Uma reunião no gabinete do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), juntamente com vereadores da base, definiu uma nova proposta de reajuste.


Prefeito de São José em reunião com os vereadores da base - PMSJ/Divulgação/ND

1
2

Prefeito de São José em reunião com os vereadores da base – PMSJ/Divulgação/ND


Coleta do lixo, em São José - PMSJ/Divulgação/ND

2
2

Coleta do lixo, em São José – PMSJ/Divulgação/ND

O movimento acontece depois da intensa pressão que vinha pairando sobre o município por meio de diferentes camadas da sociedade.

A ideia do Executivo segue pela manutenção do reajuste, mas a partir desta nova proposta, com uma alta de até 33% sobre a tarifa.

Um texto substitutivo ao projeto foi protocolado na Câmara de Vereadores, adequando a faixa de reajuste no Código Tributário, criando uma nova faixa de reajuste.

“Falar em dobrar a taxa de lixo é uma inverdade, nunca se pensou em aumento nessa proporção. O que nós buscamos é reequilibrar o contrato de concessão, pensando nos custos operacionais e no investimento para melhoria do serviço”, afirmou Orvino.

Aumento inicialmente contestado

Na metodologia proposta, o município previa um reajuste da tabela do código tributário de 1,05% a  2,10% no caso de residência.

No caso de estabelecimentos comerciais, essa alíquota estava fixada em 2,10% e iria passar a valer 4,10%.

Os valores chegariam para “corrigir a defasagem” já que, segundo o Executivo, esse ano terá que bancar um déficit superior a R$ 7 milhões à empresa responsável pela coleta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.