
A manhã desta terça-feira (6) está mais difícil para centenas de moradores da Grande Florianópolis. O motivo: estão sem energia elétrica nas primeiras horas da manhã.

Centenas de moradores ficam sem luz na Grande Florianópolis – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Após às 9h30, conforme o próprio painel da estatal, mais de 400 consumidores de Florianópolis, Palhoça e São José estavam sem eletricidade em casa.
Na Capital, 135 unidades consumidoras, desde às 9h30, até a publicação desta matéria, estavam sem energia. Em Palhoça, mais de 300 depois das 9h e 224 depois das 10h. Em São José, 131 depois das 9h e 84 depois das 10h.
Nas primeiras horas da manhã, o rompimento de um cabo na avenida das torres em São José afetou milhares de residências. O apagão afetou principalmente a própria São José e São Pedro de Alcântara, com 6,7 mil e 1,6 mil casas sem energia, respectivamente.
Fornecedora de eletricidade no Estado, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) chegou a resolver a maioria das pendências.
Conforme a empresa, as centenas de unidades consumidoras sem luz não têm ligação com o problema identificado mais cedo e são desligamentos programados.
O que diz a Celesc sobre queda na energia
Em nota, a Celesc informou que a energia em São Pedro de Alcântara já foi restabelecida. Reiterou que a causa foi um cabo rompido na Avenida das Torres e que, por isso, houve a interrupção no fornecimento de energia de mais de 8 mil unidades consumidoras na região.

Subestação Real Parque São José, da Celesc, está localizada na Avenida das Torres – Foto: Divulgação/Celesc/ND
As equipes identificaram e isolaram o defeito e estão trabalhando para solução completa. A ruptura do cabo resultou na perda de um alimentador, que é uma rede principal estruturante responsável pela distribuição de energia para algumas ruas ou bairros.
“Já realizamos manobras técnicas para transferir as cargas e restabelecer a energia para o maior número possível de unidades consumidoras. Estamos concentrando nossos esforços para restabelecer o fornecimento em outras áreas, isolando o trecho defeituoso e energizando a área afetada por meio de outras fontes. Pedimos desculpas pelos transtornos causados e agradecemos pela compreensão”, diz o comunicado da estatal.