
Um acidente envolvendo uma vaga, registrado no começo da noite de segunda-feira (23), na altura do km 12 do Contorno Viário, no sentido Sul, é um sinal de alerta a comunidade. A ocorrência foi atendida pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) por volta das 18h40, município de Biguaçu.
Um caminhão da montadora Kia, com placa de Santo Amaro da Imperatriz, e uma Volkswagen Saveiro, placa de São José, atropelaram uma vaca que estava solta na pista.
O animal não resistiu à pancada e morreu no local. Os condutores dos veículos sofreram ferimentos leves.
A PRF, por meio do chefe de comunicação, Adriano Fiamoncini, admite que a presença de animais domésticos é uma preocupação dos policiais.
“A presença de bois, vacas, cavalos é uma preocupação no Contorno [Viário]. É uma região extremamente rural, muitas fazendas, chácaras, sítio. Nem todas as cercas estão em bom estado de conservação”, alertou.
O que diz a Arteris Litoral Sul
A Arteris Litoral Sul, ao ser questionada, informou que no caso dos animais domésticos e de criação a responsabilidade é dos criadores ou tutores.
Explicou, ainda, que de maneira preventiva, notifica os proprietários sobre a importância de reforçar a cerca e de todos os cuidados para não escaparem sobre a pista.

Trânsito do Contorno Viário vai ganhando cada vez mais volume; atenção redobrada aos animais na pista – Foto: Germano Rorato/ND
A empresa também revela que faz o “afugentamento de animais” e, quando há o atropelamento, o animal é imediatamente encaminhado para tratamento em “clínicas conveniadas”.
A Arteris acrescenta também que promove “campanhas para atualizar o cadastro de proprietários às margens de todo o trecho administrado”.
Em caso de avistamento de animais na pista, o usuário pode ligar para o 0800 725 1771.
“Por fim, é importante desacelerar o veículo gradualmente quando um animal de grande porte for avistado, sem acionar a buzina ou piscar os faróis – essas atitudes podem assustá-lo e causar acidentes”, finalizou.
Imprudência no Contorno Viário
Há duas semanas a PRF divulgou imagens de condutores abusando da sorte e ultrapassando, e muito, a velocidade máxima permitida no novo traçado.

Polícia Rodoviária Federal flagra condutores em alta velocidade no Contorno Viário da Grande Florianópolis – Foto: PRF/ Reprodução/ ND
Veículos leves podem transitar a 100 km/h, enquanto veículos pesados podem andar a 80 km/h.
Um automóvel foi flagrado a quase 190 km/h, enquanto um caminhão foi visto a mais de 120 km/h.