São José cresce e avança com inovação e desenvolvimento sustentável

São José cresce e avança com inovação e desenvolvimento sustentável

AEMFLO e CDL São José: atuação em diversas frentes do município – Foto: Divulgação

Promover o desenvolvimento sustentável, investir em infraestrutura, educação de qualidade, saúde e qualificação profissional são algumas frentes em que a AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e a CDL-SJ (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) atuam para promover o desenvolvimento e crescimento de São José.

“Estamos comprometidos em liderar a cidade rumo a um futuro próspero, sustentável e inovador,” ressalta o presidente da AEMFLO e da CDL São José, Gilberto João Rech. “Nossa meta é garantir que o crescimento econômico da cidade caminhe lado a lado com a preservação ambiental e a inclusão social”, acrescenta.

São José é hoje uma potência, um dos municípios que mais crescem e geram empregos no Estado. Segundo dados do Censo 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município está na quarta posição entre os mais populosos do Estado, com 270.295 habitantes.

A cidade conta também com 55.487 empresas ativas, segundo os dados do Observatório Jucesc, da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina. É a quinta cidade catarinense com o maior número de negócios.

Para as  entidades, um dos fatores que contribui para estes resultados é a  localização privilegiada no litoral catarinense, que atrai uma série de pessoas para a região. Além disso, a cidade compõe a região metropolitana e está próxima de portos e aeroportos. “São José tem no povo trabalhador uma de suas principais virtudes. As empresas se instalam aqui com o intuito de unir a facilidade logística e o acesso a diversificada mão de obra. Todos esses elementos fazem de São José uma das mais mais destacadas em termos de desenvolvimento econômico do Estado”, afirma Rech.

Fomento à sustentabilidade e à inovação

Entre as ações estabelecidas pelas entidades para cumprir estes objetivos e estimular ainda mais o crescimento do município, destaca-se o fomento à sustentabilidade e à inovação. As entidades estimulam ecossistemas de inovação, atraindo empresas de tecnologia, startups e promovendo a digitalização dos serviços públicos. “Planejamos a expansão urbana de maneira consciente, promovendo o uso de tecnologias limpas e a adoção de práticas sustentáveis,” explica Rech.

As iniciativas, esclarece a AEMFLO/CDL-SJ, visam não apenas proteger o meio ambiente, mas também assegurar qualidade de vida para as futuras gerações.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

A AEMFLO e a CDL São José estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável, atuando decisivamente para planejar a expansão urbana de maneira responsável e ambientalmente consciente. Este compromisso se traduz em esforços multifacetados para promover a preservação ambiental e o uso eficiente dos recursos naturais, essenciais para o bem-estar da comunidade.

Investimentos significativos, apontam as entidades, são necessários para melhorar a infraestrutura urbana, incluindo a expansão de vias eficientes, o desenvolvimento de um transporte público mais acessível e sustentável, a implementação de soluções de saneamento básico avançadas e a adoção de tecnologias urbanas inovadoras.

“Estas iniciativas não somente pretendem aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos de São José, mas também garantir que o crescimento da cidade ocorra de forma equilibrada, assegurando um futuro próspero e sustentável para as gerações atuais e futuras”, explica o presidente das entidades.

Educação é chave para futuro promissor

A educação de qualidade é outro pilar fundamental para a visão de futuro da Aemflo e da CDL-SJ. “Consideramos a educação a chave para um futuro promissor. Investimos na capacitação profissional, tanto para a reciclagem quanto a formação de líderes, para preparar nossa comunidade para o novo mercado de trabalho que se projeta”, salienta Gilberto Rech.

O apoio ao empreendedorismo local, com ênfase na economia criativa, é uma das estratégias para diversificar a economia de São José e estimular a geração de empregos. “Por meio do Programa Empreender e dos Núcleos Empresariais, por exemplo, estimulamos a colaboração entre os empresários, fortalecendo o tecido econômico da cidade,” destaca o presidente.

Gilberto João Rech, presidente AEMFLO e CDL-SJ – Foto: Divulgação

A saúde pública também ocupa um lugar central nesta visão de futuro, assim como a qualidade de vida e o investimento em cultura e lazer.

Para Rech, a colaboração entre os setores público e privado e a governança participativa, são fundamentais para o sucesso das iniciativas de desenvolvimento. “Parcerias público-privadas são o motor que impulsiona a inovação e o desenvolvimento em nossa cidade. Promover a participação ativa dos cidadãos nas decisões locais é também essencial para uma gestão transparente e responsiva”, afirma o presidente. “Isso assegura que nossas ações estejam alinhadas com as necessidades reais da comunidade”, conclui Gilberto Rech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.