Incêndios na Grande Florianópolis: Justiça decreta prisão preventiva de suspeitos

Foi decretada em audiência de custódia neste domingo (20) a prisão preventiva dos suspeitos de participação direta nos incêndios na Grande Florianópolis. A informação foi divulgada pelo Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, nas redes sociais.

Conforme o delegado, quem fez o pedido foi o Promotor da Justiça da Capital, Dr. Mauro Canto, e o decreto foi feito pelo Juiz de Direito em Florianópolis Emerson Bertemes. As forças policiais acreditam que os distúrbios devem ter ocorrido por causa de disputas territoriais entre facções criminosas.

Incêndios na Grande Florianópolis

Grande Florianópolis registrou diversos focos de incêndio na região – Foto: Reprodução/ ND

De acordo com o Tribunal de Justiça do estado, o caso está em acompanhamento, em conjunto com as forças de segurança, para garantir a segurança dos magistrados, servidores e unidades judiciárias envolvidas nas audiências de custódia.

Ainda segundo o TJSC, estes suspeitos podem responder pelos crimes de participação em organização criminosa, incêndio criminoso e tráfico de drogas. Além disso, alguns deles já tinham mandados de prisão expedidos e determinações de regressão de regime por descumprimento de penas em curso. Também foram apreendidas armas e munições.

Incêndios foram causados por disputa de facções

Conforme as forças de segurança, Guarda Municipal de São José e Polícia Militar, 12 suspeitos foram presos, dois estão feridos e um suposto membro de facção morreu.

Os incêndios na Grande Florianópolis foram causados por um conflito entre facções criminosas e a disputa por território na Capital catarinense, com, ao todo, sendo registrados 17 pontos de bloqueio em vias públicas da Grande Florianópolis.

Filas foram provocadas por incêndio criminosos na Grande Florianópolis – Vídeo: Reprodução/ND

Incêndios na Grande Florianópolis

Por volta de 13h deste sábado (19), fogo foi ateado em objetos e bloqueou o trânsito na BR-282 (Via Expressa), próximo ao shopping Itaguaçu, em São José.

A situação se intensificou a partir de 13h30min, quando barricadas foram incendiadas em diferentes pontos da Grande Florianópolis.

Alguns pneus foram incendiados em viaduto no bairro Forquilinhas, em São José, congestionando ainda mais o trânsito na cidade.

Focos de incêndio já são registrados em diferentes pontos da Capital Catarinense. Os principais pontos foram nas áreas Central e Norte da Ilha, em São José e na BR-101, próximo a Biguaçu.

Barricadas foram incendiadas durante série coordenada de ataques em Florianópolis – Foto: Reprodução/ ND

Bombeiros se mobilizam para apagar fogo

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, foram mobilizados cerca de 60 socorristas para atender ocorrências em 17 pontos de barricadas em vias públicas, a maioria em Florianópolis e região.

Foram realizadas ações de combate a incêndio em entulhos e limpeza de pistas, com vistas a liberação de trânsito. Em alguns pontos foram queimados entulhos, e em outros foram queimados veículos.

Segundo os bombeiros, ao fim da tarde do sábado, todos os focos de incêndio foram controlados, e todas as vias foram desobstruídas. A corporação não atendeu a nenhuma vítima ao longo das ocorrências.

Em Tijucas, foi registrado um incêndio em três veículos – Vídeo: Reprodução/ND

Veja publicação do Delegado-Geral da PCSC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.